PREFEITO SE REUNIRÁ COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE PARA TRATAR DO HOSPITAL DE ITORORÓ

Saúde 21-03-2017

O Prefeito de Itororó, Adauto Almeida, se reunirá com o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e o Deputado Estadual, Eduardo Sales, às 17h desta terça-feira (21), em audiência para tratar do apoio do Governo Estadual à saúde do município.

De acordo com Adauto, na pauta da reunião que ele leva para Salvador, consta um assunto de grande relevância para Itororó que é a discussão sobre os problemas do Hospital. Mesmo se tratando de uma Fundação sem fins lucrativos, cuja responsabilidade não é da prefeitura, o Hospital é o responsável pela maior parcela da assistência em saúde do município, atendendo inclusive as cidades vizinhas.  Pensando em equacionar as questões pendentes acerca do seu custeio e funcionamento, o prefeito pretende relatar ao Secretário acerca da situação do Hospital e pleitear a colaboração do governo do Estado.

Em virtude da maior crise financeira dos últimos anos, a saúde pública tem sido gravemente afetada e diversos hospitais sem fins lucrativos, como o de Itororó, vêm enfrentando grandes dificuldades. Dessa forma, o Prefeito está trabalhando para encontrar uma solução em conjunto com o Estado.

Vale salientar que quanto ao atendimento básico feito pelos postos de saúde, e que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, o funcionamento tem sido eficiente na nova gestão. Todos os PSF’s estão equipados com equipes multiprofissionais compostas por técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, odontólogos, agentes comunitários de saúde e equipes de apoio, realizando inclusive atendimentos domiciliares. Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Marcília Costa, o atendimento nas unidades de saúde de Itororó tem alcançado uma boa resolutividade, mas não é suficiente, sendo a ação do prefeito junto ao governo do Estado de extrema importância.